A propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão para as eleições municipais de 2020 começa a ser veiculada a partir da próxima sexta-feira (9). Os anúncios serão divulgados em dois formatos: nos blocos de 10 minutos, que vão ao ar de segunda-feira a sábado, duas vezes ao dia, e serão usados para mostrar os candidatos a prefeito; e também por meio de comerciais, de 30 segundos ou um minuto cada, que serão exibidos ao longo do dia. Para as inserções, cada emissora de rádio e televisão vai destinar 70 minutos diários.
Este tempo será dividido ao longo da programação, de segunda a domingo, na proporção de 60% para candidatos a prefeito e 40% para candidatos a vereador. O advogado especialista em Direito Eleitoral, Alberto Rollo, explica que, nesta eleição, as regras serão diferente por causa da cláusula de barreira aprovada pelo Congresso Nacional em 2017. “Portanto, só os partidos que atingirem mínimo de votação na eleição de deputado federal terão acesso ao horário. As noticias informam que pelo menos dez partidos que ocuparam em 2018 não vão ocupar o mesmo espaço agora em 2020.” O primeiro turno da eleição municipal está marcado para o dia 15 de novembro. O segundo, nas cidades onde houver, será em, 29 de novembro.
Em Imperatriz as candidaturas com representatividades no congresso nacional, ficam com o seguinte tempo distribuídos para radio e tv.
1- Imperatriz Merece Mais: (PCdoB, PSB, PDT, Solidariedade) / Marco Aurélio - 2' 55" 95'''
2 Pra Frente é que se Anda: (DEM, MDB, PL, PTB e Republicanos) / Assis - 2' 54" 72'''
3 - Juntos por Imperatriz: (Progressistas, PSD, Avante, Cidadania, Patriota, PROS e PV) / Ildon Marques - 2' 16" 85'''
4 - Amor por Imperatriz: (PSDB) / Madeira - 44"
5 - Podemos: (PODE) / Daniel Fiim - 29" 44'''
6 - PSOL: Aluízio Melo - 20" 79'''
7 - PSC: Mariana Carvalho - 18' 34'''
Uma observação importante é que, no caso do PSL está sub-judice por causa da questão do Diretório Municipal, daí o tempo do partido não vai constar na propaganda eleitoral até julgamento do mérito pelo TRE/MA e a comunicação da decisão a Justiça Eleitoral de Imperatriz.
Quando sair a decisão, seja pró Laércio de Castro ou Antônio Torres, aí haverá toda uma remodificação nos blocos da propaganda.