Nas últimas horas para o encerramento do prazo para a realização das convenções partidárias, conforme orientação da justiça eleitoral, em Imperatriz a movimentação dos partidos políticos e militância, foi grande, e junto com tudo isso, algumas articulações finalizaram a pré-campanha para os candidatos. Alguma até surpreendente, outras nem tanto.
A pré-candidatura de José Carlos Pé de pato presidente da câmara (Patriotas), foi retirada e sua militância se juntou ao ex-prefeito Ildon Marques tudo com o aval e a presença do deputado federal Junho Marreca e do presidente municipal. Dr. Lourival Lima. Além do patriotas, o avante também, cada um deles, alimentando o sonho de garantir suporte aos seus pré-candidatos a vereadores e a participar do futuro governo por meio de secretarias, caso Ildon Marques passe pelo crivo da justiça eleitoral e seja eleito.
Na manhã desta quarta-feira, o Democratas deu início a sua convenção e de partidos aliados, evento sediado na associação médica local.
Entre os partidos que já estavam definidos no arco de aliança para a tentativa de reeleição do prefeito Assis Ramos, a “novidade” foi o embarque do PSL, que embora já estivesse “realizado” sua convenção na segunda feira, foi levado pela executiva estadual a compor com o democratas, da mesma forma que já havia sido feito em São Luís, por isso, não causou tanta surpresas assim, salvo para alguns “membros” que não vivem a realidade do partido, e preferem ficar tripudiando nas redes sociais.
Com isso, a chapa “aprovada” no ato da segunda-feira que teria homologado os nomes do pastor Laercio Castro a condição de prefeito e da Juíza Maria das Graças a vice prefeita, foi dissolvida pela executiva estadual, Restando somente ao ex-presidente municipal Raimundo Roma, se juntar com os demais pré-candidatos a vereadores, ao grupo do democratas durante ato de convenção na associação médica.
Neste caso, sem barganha de secretarias ou quaisquer espaços no eventual novo governo de Assis Ramos.
O candidato do PSL na chapa de dissolvida Pr. Laércio Castro, não informou seu futuro, se vai a justiça ou se recolhe desse processo eleitoral.
A juíza aposentada Maria das Graças até então vice na ex chapa do PSL, ainda teve tempo de realizar a convenção de seu partidos (PTC), e convocar um de seus pré-candidatos a vereadores, a compor com ela, a chapa para prefeita e vice-prefeito.
O bloco governista realiza convecção a partir das 19 horas, na sede de uma maçonaria na região do bacuri. O ato deve confirmar o nome do deputado Marco Aurélio a candidatura a prefeito pelo PCdoB, e da hoje advogada Roseane Vicentini a vice-prefeita na chama.
O evento deve contar com a presença do senador Weverton, presidente estadual do PDT, do secretário de estado Clayton Noleto, deputado Rildo Amaral, além de outros nomes e siglas que marcharão juntos na busca pela prefeitura em 15 de novembro.
Nesta quarta-feira, também ocorre a convenção do PSC, que deve sair com chapa “puro sangue”, Mariana Carvalho será homologada candidata a prefeita e o seu vice, deve ser confirmado a noite o nome apresentado é do engenheiro civil Gláucio Serafim Jr.
O evento deve contar com a presença do presidente estadual do PSC, deputado federal Aluísio Mendes.
Na terça-feira, o pré-candidato Daniel Fiim foi homologado pelo podemos com o empresário Carlos Lucena na condição de vice-prefeito.