A 10° Caminhada do Outubro Rosa do Hospital São Rafael, ocorreu no último sábado, dia 26 de outubro, contou com a parceria do Instituto Avon e da Instituição Ampare. A caminhada marcou o encerramento da Campanha do Outubro Rosa, que teve como objetivo conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Também, na ocasião foram arrecadados alimentos para a Instituições que tratam pessoas com câncer.
O Hospital São Rafael realiza ações durante dez anos, todo o mês de outubro, em prol do debate e da disseminação de informação sobre o câncer, mais específico sobre o câncer de mama. A campanha já possui uma credibilidade social, visto que tem como o único objetivo ajudar as pessoas diagnosticadas com o tumor.
A ação iniciou às 07h, com saída da Praça Brasil, com destino a Praça de Fátima, antes da caminhada os participantes tiveram uma breve sessão de alongamentos e exercícios físicos para um melhor desempenho durante o percurso planejado pela organização. É comum que entre os participantes tenham atletas que levantam mais essa bandeira de conscientização. Em exemplo disso, a Maratonista, Sônia Oliveira, fala sobre a importância de eventos do segmento. “sou atleta, e fico muito feliz quando vejo que eventos ou campanhas usam de atividades física para trazer debates sociais”.

Segundo o Administrador da Unidade Oncológica do Hospital São Rafael, Valmir Oliveira, é muito gratificante quando outros grupos do segmentos abraçam ações como a campanha. “É muito importante fazer que uma caminhada seja em prol das pessoas com câncer, além de promover o debate, também mostramos a elas que são capazes de praticarem atividades físicas”. Ainda ressalta, que ver pessoas do esporte na ação é muito reconfortante, visto que elas podem ser inspiração para as pacientes ou familiares.
Durante a ação foram arrecadados cestas de alimentos, que posteriormente foram doados a Instituição Ampare que é uma ONG que ajuda pessoas com câncer durante o tratamento. A Instituição oferece a essas pessoas, hospedagem, alimentação e cuidados como visitas de enfermeiros e auxílios nas locomoções para as consultas durante o tratamento.
Marcelo Nunes