“Sem o Governo do Estado, a população de Imperatriz ficaria sem assistência ao atendimento de urgência – cuja responsabilidade é da prefeitura. A saúde municipal, infelizmente, está em total desordem”. A conclusão é do secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, ao constatar o aumento de 55% da entrada de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento Bernardo Sayão, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde.
No total, a UPA do estado contabilizou 14 mil atendimentos em março, 5 mil acima da média mensal. Uma das causas foi o incêndio do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz. Neste período, a unidade chegou a receber 3.087 crianças, quando em janeiro o índice era de 1.607 atendimentos pediátricos.
Certamente este não é o único problema para a sobrecarga na unidade da rede estadual. A UPA São José – administrada pela prefeitura – também está limitada a receber muitos destes pacientes. Isso porque, na última semana, profissionais de saúde do município denunciaram falta de medicamentos, material de insumos básicos e atrasos salariais.
O secretário Carlos Lula demonstra preocupação diante da ausência de medidas emergenciais do poder público municipal. “O nosso estoque de medicamentos, que em média dura 15 dias, tem suprido apenas uma semana da demanda atual. Com praticamente duas unidades municipais a menos, estamos acolhendo todos os pacientes, muito acima da nossa capacidade”, contou.
Por ano, os investimentos do Governo do Estado na saúde de Imperatriz ultrapassam os 180 milhões de reais. Além da UPA Bernardo Sayão, o Macrorregional de Imperatriz, o Hospital Regional Materno Infantil, a Oncologia Pediátrica, a radioterapia e a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera são alguns dos serviços oferecidos pelo Estado nesta cidade, com custo mensal que ultrapassa os 15 milhões.
No Sábado de Aleluia, o prefeito Assis Ramos (MDB) saiu para cavalgar e postou QUATRO vezes sobre este assunto nas redes sociais. Sobre a saúde, nenhuma palavra. Com o pandemônio instaurado, está mais que na hora do gestor suspender a cavalgada e ressuscitar para resolver os problemas da cidade. É bom aproveitar, hoje é domingo de Páscoa!