No dia 26 de abril, é comemorado o dia nacional de combate à hipertensão arterial, doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil existem mais de 30 milhões de hipertensos, vale ressaltar, que apenas 10% fazem o controle adequado. Portanto, o Hospital São Rafael, pontua dicas de prevenção e hábitos para a população.
Popularmente conhecida como “pressão alta”, a hipertensão está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade do coração, fazendo com que ele bombeie com mais força, para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica os vasos sanguíneos.
A pressão arterial ou hipertensão é uma doença que age de forma silenciosa, fazendo com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal, ocasionando comprometimento no funcionamento de outros órgãos. Os sintomas costumam aparecer apenas em fases mais avançadas ou quando a pressão se eleva de forma abrupta, passando dos limites aceitáveis, podendo ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
A Dra. Mayara Viana, médica cardiologista do corpo clínico do Hospital São Rafael, ressalta, “é sempre possível controlar a pressão arterial desde que haja adesão ao tratamento”. Mas para isso, o paciente precisa fazer sua parte: tomar os remédios corretamente e mudar os hábitos de vida.
Com o objetivo de ajudar no dia a dia os portadores da doença, foi lançado em 2014, o Guia Alimentar para a População Brasileira. A publicação relata os cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada. Visto que uma alimentação equilibrada é uma das formas de controle da hipertensão arterial.
Considerando um bem-estar maior dos hipertensos, é necessário que além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável, se necessário, mudar hábitos alimentares, adote dieta rica em frutas, cereais integrais e laticínios com baixo teor de gordura. Não abuse do sal, assim, você estará ingerindo menos sódio e mais potássio, cálcio e magnésio, faça uso de outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos, pratique atividades físicas regulares, aproveite momentos de lazer, abandone o consumo de cigarro, modere no consumo de álcool.
Serviço:
O Hospital São Rafael, se localiza na Avenida Dorgival Pinheiros de Sousa, 1178 – Centro. Para mais informações: Ascom HSR: ascom@hsaorafael.com | Cel: (99) 2101 – 3915, Hospital São Rafael | Cel: (99) 2101 - 3900 | (99) 9808 - 4916.