Fevereiro Laranja, consiste na conscientização da população sobre a leucemia. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Estado do maranharão, em 20018, foram estimado 4,45 casos para cada 100 mil homens, e 3,24 casos para cada 100 mil mulheres. O mês do carnaval é também um mês de combate e alerta.
A leucemia é um dos tumores mais conhecidos. A doença acontece quando os glóbulos brancos perdem a função de defesa e passam a se produzir de maneira descontrolada. Existe variações da patologia, podendo ser: Leucemia Linfoide Aguda (LLA), Leucemia Linfoide Crônica (LLC), Leucemia Mieloide Aguda (LMA), Leucemia Mieloide Crônica (LMC).
A neoplasia é o câncer mais comum na infância, representando 3% de todos os casos diagnosticados. O Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima a ocorrência de mais de 12 mil novos casos ao ano, na faixa etária de zero a 19 anos. A oncopediatra do Hospital São Rafael, Dra Maria Tereza Albuquerque, fala sobre a importância do diagnóstico precoce, e enfatiza: “Os sintomas do câncer infantil, particularmente as leucemias, são bem inespecíficos, sendo eles: febre com duração superior a 10 dias, hematomas não associados a traumas, caroços na região de pescoço, região inguinal e inchaço abdominal.”
Dependendo da extensão da doença, os tipos de tratamentos podem variar, como: quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, transplante de medula óssea ou a associação de diferentes tratamentos. O objetivo do tratamento é a remissão do tumor. É fundamental que os pais ou responsáveis realizem consultas regulares com o pediatra para seus filhos, visando o diagnóstico precoce da doença, e permitindo assim, maior chance de cura. O tratamento do câncer infanto-juvenil deve ser realizado em centro especializado em oncologia pediátrica, serviço que é disponível no Hospital São Rafael desde 2006, que dispõe de um setor pediátrico e adulto.
Serviço:
A Unidade de Oncologia se encontra no Hospital São Rafael, na Avenida Dorgival Pinheiros de Sousa, 1178 – Centro. Para mais informações: Ascom HSR: ascom@hsaorafael.com | Cel: (99) 2101 – 3915, Hospital São Rafael | Cel: (99) 2101 - 3900 | (99) 9808 - 4916.
Plataformas digitais: facebook: https://www.facebook.com/hsaorafael | instagram: https://www.instagram.com/hsaorafael/