Nesta segunda-feira (26) o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo para Imperatriz (veja aqui), o que indica perigo potencial de temporais com possíveis alagamentos e deslizamentos. Nos últimos dias, as fortes chuvas têm causado transtornos em toda a cidade, com ruas transbordando de água, crateras abertas pelos temporais, queda de energia e árvores, entre outros.
De acordo com o alerta do Inmet, há risco de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm, um índice considerado perigoso, já que pode causar alagamentos e deslizes de terra. Além de Imperatriz, mais 106 municípios do Maranhão foram incluídos no alerta, principalmente da região sul do estado, mas há também cidades do leste e oeste.
Enquanto o alerta amarelo for válido, o Inmet recomenda que se “evite enfrentar o mau tempo; observe alteração nas encostas; e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada”, além de estar sempre atento aos avisos e informações passadas pela Defesa Civil.
Desde a semana passada Imperatriz vem enfrentando os transtornos causados pelas fortes chuvas. Durante este final de semana, a cidade ficou alagada em diversos pontos, onde automóveis chegaram a ser cobertos pela água.
De acordo com a Defesa Civil, em menos de seis horas a média de precipitação pluviométrica foi de 96,73 milímetros, volume bem acima do esperado. Os pontos mais críticos de alagamentos são nos bairros Bacuri, Parque Alvorada, Vila Redenção, vila Ipiranga e Santa Rita, segundo a gestão municipal.
Nas redes sociais, os alagamentos viralizaram, onde os imperatrizenses postaram os estragos causados na cidade, cobrando da gestão municipal providências. “Um absurdo a gente passar por isso todo ano, sofrer com esses transtornos, esses alagamentos”, lamentou uma internauta.
Já a Prefeitura informou que as equipes trabalham em regime de prontidão para atender a comunidade atingida pelos alagamentos. “Desde o momento que assumimos a gestão, estamos fazendo trabalhos para amenizar os transtornos, existem problemas da natureza, porém, outras decorrentes da ação humana”, ressaltou o Prefeito Assis Ramos.
Segundo o Inmet, os últimos dias do mês de novembro reservam mais chuvas em Imperatriz, com previsão de pancadas principalmente durante a tarde e à noite, e dias de nuvens carregadas. E para o início do mês de dezembro os temporais devem continuar na região tocantina, o que marca o período chuvoso na cidade.
Materia correio popular