A partir desta quinta-feira, 30, o Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição, estará na região Tocantina para cumprir uma longa agenda nos municípios de Açailândia, Imperatriz e Carolina. Na oportunidade ele participará da aula inaugural da Universidade Aberta da Terceira Idade da UEMA SUL em Imperatriz, da reunião com Centro de Defesa dos Direitos Humanos Carmen Bascaran em Açailândia, da visita à Fábrica da Associação Indígena Wyty-Cate (voltú-catê) em Carolina, entre outras. A agenda se estende até o dia 01 de setembro.

As atividades do dia 30 acontecerão em Imperatriz, com início na solenidade de Reinstalação do Comitê Regional da Funai, no auditório da Universidade Federal do Maranhão, no Centro, a partir das 8h. A formação dos Comitês Regionais cumpre uma determinação constante no Decreto 7.056 de 28 de dezembro de 2009, que os estabeleceu como composição paritária entre servidores e representantes indígenas locais. O Comitê Regional de Imperatriz permaneceu fechado durante 3 anos e agora volta à atividade com uma nova coordenação. O secretário Francisco fará uma fala de abertura e seguirá para os demais compromissos.
A partir das 9h, Francisco Gonçalves participa da aula inaugural da Universidade Aberta da Terceira Idade da UEMASUL, na qual ministrará a palestra “Terceira Idade e Direitos Humanos”, no Campus da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, rua Godofredo Viana com a Bom Futuro, no Centro. A tarde será dedicada para as reuniões, começando às 15h com professores dos Projetos de Extensão Mais IDH da UEMASUL, às 17h com Odacy Ribeiro e Lideranças da Comunidade Vila Esperança e às 19h com o Centro de Defesa Padre Josimo.
Na sexta-feira, 31, o secretário Francisco Gonçalves estará em Açailândia e em reunião com membros do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, na rua Bom Jesus, Centro. A partir das 14h ele cumpre agenda com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), para tratar sobre as comunidades tradicionais que moram no interior de áreas de proteção ambiental, especialmente da Reserva do Rangedor em Bom Jardim-Ma.
As atividades na região encerram no sábado, 01, com a visita à Fábrica de polpas FrutaSã, localizada no município de Carolina e coordenada pela Associação Wyty-Cate (voltú-catê) das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins. O secretário deverá conhecer o modelo de cooperação entre indígenas e seus vizinhos não-índios, que geram renda para as comunidades locais e também conservam e recuperam a vegetação nativa da região.